"Atam fardos pesados (e difíceis de carregar) e os põem sobre os ombros dos homens…". Essa foi uma das denúncias feitas por Cristo ao judaísmo do seu tempo.
Igrejas podem fazer pessoas envergar pelo peso da tradição. Não faltam nas instituições religiosas modos bizarros, infantis, desumanizantes, patológicos, de tentar ganhar o amor de Deus.
Cristo fala sobre esse mundo de leis inventadas pela religião, que acabam levando o homem a agasalhar ódio secreto por Deus.
Há testes que devemos aplicar à tradição religiosa: Glorifica a Deus? Descomplica a vida? Simplifica a relação com o Criador? Promove a justiça? Suaviza a existência? Tem fundamento na Escritura? É princípio ético que o amadurecimento e evolução moral da igreja não devem modificar? Ajuda o amor? Funcionou há 350 anos, mas agora virou anacronismo? Nos faz ganhar tempo a ser empregado no serviço ao próximo? Aproxima de Cristo?
Antonio C. Costa
Ps. Extraído do livro que estou escrevendo, "Azorrague: os conflitos de Cristo com as instituições religiosas do seu tempo". Será lançado ano que vem pela Mundo Cristão. Conto com a sua oração!